Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Organizações e associações de materiais recicláveis são cadastradas na Sudam

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) cadastra cooperativas e associações de coleta seletiva interessadas em receber resíduos recicláveis, como papel, papelão, plástico e metal. As entidades de catadores de materiais recicláveis devem comparecer à sede da Sudam, na travessa Antônio Baena, 1113, bairro do Marco, em Belém, às 10h, no dia 20 abril.

Para participar do cadastro é necessário apresentar cópia autenticada ou original e cópia de documentos, como: o Estatuto ou Contrato Social, comprovando estar formal e exclusivamente constituída por catadores de materiais recicláveis que tenham a catação como única fonte de renda e que não possuam fins lucrativos; declaração de que possui infraestrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos descartados e de que apresenta o sistema de rateio entre os associados e cooperados. Além disso, também será necessária a procuração e/ou Ata da Assembleia Geral que comprove estar o representante apto a responder pela associação/cooperativa acompanhada da carteira de identidade.

Segundo João Nepomuceno, presidente da Comissão de Coleto Seletiva Solidária da Sudam, a destinação dos resíduos recicláveis obedece ao Decreto nº 5.940/06, que instituiu a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. “Por ano, a Sudam disponibiliza 1,4 mil kg de papel/papelão, 310 kg de plástico, 130kg de metal e 210 kg de cartucho”, informa.

O decreto determina o sorteio de até quatro entidades e cada uma fará a coleta por até seis meses consecutivos. A Sudam acompanha a atuação das habilitadas por meio de relatórios periódicos. “É uma maneira para a cooperativa ou associação informar quantas pessoas estão envolvidas, quais os materiais mais comercializados, por exemplo. Como o conceito é de coleta solidária, às vezes, há materiais que a Sudam pode não disponibilizar, mas que os servidores podem disponibilizar, como determinado tipo de plástico. É daí que vem o conceito de solidário, porque quem tiver e puder, ajuda”, explica Nepomuceno.

Serviço:

A Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia credencia Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, para receberem os resíduos recicláveis.

Dia: 20/04/2018

Horário: 10h

Local: Espaço Cultural da Sudam

Endereço: Trav. Antônio Baena, 1113, Marco, Belém/PA

registrado em:
Fim do conteúdo da página