Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home
Início do conteúdo da página
Artigos

Riscos e desastres são debatidos em evento na Sudam

A Sudam apresentou na manhã da última terça-feira, 09 de setembro, alguns dos resultados do “Projeto de gestão de riscos de desastres da Amazônia: subsídios ao planejamento de ações e estratégias para prevenção e preparação em ações de proteção em defesa civil”. Os dados foram expostos, no auditório da autarquia, em Belém, em um evento que também lançou o III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (III CBRRD).

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2009, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), e entre os resultados há a emissão de boletins de monitoramento e prevenção de riscos e a criação de um curso de Mestrado na área. Até 2017. A Sudam investiu o montante de R$ 2.081.442,16 em ações preventivas de minimização de desastres na Amazônia. Nesse período, além da estruturação física e tecnológica da sala de monitoramento e emissão de alertas, foram elaborados 21.641 boletins de alerta hidroclimáticos e de focos de calor (diários, semanais e sazonais) para a região.

“Por meio desses projetos, a Sudam, como órgão de desenvolvimento regional, reconhece a importância das instituições de ensino e pesquisa, na geração e disseminação de conhecimento e formação de capital humano na temática da Gestão de Riscos de Desastres Naturais na Amazônia e dá a sua contribuição para a redução das desigualdades regionais, que é a nossa missão institucional”, enfatiza Flávio Blanco, coordenador-geral de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento da Sudam.

CONGRESSO- O evento marcou ainda o lançamento do III CBRRD, que será realizado em 2019, com o tema: “Diferentes saberes em redução de riscos e desastres” e é organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABPRRD).

Raquel Sottoriva Vice-Presidente da ABPRRD evidenciou a realização do evento na capital paraense. “Essa é a terceira edição do Congresso e a primeira vez que vai ser realizado fora da região centro-sul do Brasil, assim colaborando para uma maior integração entre as regiões, buscando expandir ainda mais o conhecimento relacionado às ações preventivas”, destaca.

 

Publicado em 10/10/3018

Ascom Sudam

registrado em:
Fim do conteúdo da página