Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Governança, Riscos e Controles
Início do conteúdo da página
Governança, Riscos e Controles

Governança, Riscos e Controles

       

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, editaram, conjuntamente, a Instrução Normativa nº 01/2016, segundo a qual todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal devem adotar medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos controles internos e à governança. A edição dessa norma decorre de recomendação do Tribunal de Contas da União, após realizar estudos sobre o nível de maturidade da gestão de riscos e dos controles internos em órgãos e entidades da Administração Federal.

Risco é a possibilidade de que um evento ocorra e afete, positivamente (risco positivo ou oportunidade) ou negativamente (risco negativo ou ameaça), os objetivos da organização.

Para reduzir a probabilidade da ocorrência de um evento negativo e de seu impacto nos objetivos, a organização deve estabelecer estratégias de identificação dos riscos, análise, e definição de ações de controle, monitoramento e avaliação crítica.

Conforme previsto na citada Instrução Normativa, a SUDAM instituiu o Comitê de Governança, Riscos e Controles-CGRC, de caráter deliberativo e instância de governança estratégica, tendo como integrantes o Superintendente, que o preside, os titulares das Diretorias e titulares de órgãos de assistência direta e imediata ao Superintendente. A função do Comitê é, entre outras, aprovar a metodologia de gestão de riscos; monitorar, avaliar, revisar, e monitorar o processo de gestão de riscos.

Para operacionalizar o processo de gestão de riscos, manter interlocução com a administração superior e com os demais atores internos e externos, a SUDAM instituiu o Núcleo de Governança, Riscos e Controles.

 

 

 

Fim do conteúdo da página