Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Últimas notícias > Oficina reúne setores envolvidos na cadeia produtiva do açaí
Início do conteúdo da página

Oficina reúne setores envolvidos na cadeia produtiva do açaí

  • Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 17h16
  • Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 11h07

Elaboração do diagnóstico da cadeia produtiva do açaí foi um dos objetivos da “Oficina de Planejamento da Rota do Açaí na Região Nordeste Paraense”, que foi realizada na quarta, 13 de junho, no Parque de Exposição Pedro Coelho da Mota, em Castanhal. O evento foi uma parceria do Ministério da Integração Nacional e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com apoio do Banco da Amazônia, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará, Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Movimento dos Pequenos Agricultores, Governo do Estado do Pará e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

 “A participação foi muito boa, conseguimos abranger aqui representantes de todos os setores, temos produtos, batedores, representantes do poder público, entre outros. A intenção era essa: de unir todos aqui para facilitar o diálogo. Foi formado comitê gestor e o papel do Ministério agora é apoiar e empoderar o grupo para que ele busque as soluções para as próprias demandas”, avalia Rodrigo Xavier, analista de infraestrutura do Ministério da Integração Nacional.

 A oficina contou com cerca de 100 trabalhadores que compõem a cadeia produtiva do açaí de 25 municípios da região nordeste do Pará “A ideia era de construir uma carteira de projetos e de eleger um comitê gestor e conseguimos. A Sudam está aqui para colaborar para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais do açaí e, com isso, promover o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva por meio da estruturação da cadeia produtiva do açaí”, comentou Júlio Guerra, da Coordenação Geral de Elaboração de Elaboração de Programas e Projetos Especiais da Sudam.

 Para Edna Soares produtora de açaí, os debates tiveram saldo positivo. “É importante porque temos que pensar no nosso futuro e em como podemos sempre melhorar e nos desenvolver”, analisou a produtora. Uma nova reunião foi marcada para o dia 03 de julho para finalização dos projetos aprovados e validados e para planejamento de atividades.

 Publicado por Ascom Sudam

Em: 14/06/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página