Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Home > Últimas Notícias > Últimas notícias > Aplicativo da Sudam é selecionado entre os mais inovadores do Brasil
Início do conteúdo da página

Aplicativo da Sudam é selecionado entre os mais inovadores do Brasil

  • Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 15h10
  • Última atualização em Quarta, 04 de Julho de 2018, 16h19

Desenvolvido pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) o aplicativo para aparelhos celulares “SIAC- Sistema de Apoio aos Convênios” está entre os 10 melhores do Brasil do 22º Concurso Inovação no Setor Público da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Disponível gratuitamente para usuários dos sistemas Android e IOS, o programa foi selecionado na categoria “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal”.

O concurso recebeu quase mil inscrições de todo país, mas apenas 10 iniciativas foram selecionadas, em cada uma das três categorias disponíveis.  “O projeto foi inscrito com foco na transparência, que é um dos grandes desafios do poder público pelos órgãos de controle e dá a oportunidade de uma governança mais estratégica em virtude do controle social que é possibilitado”, comenta Luzio Silva Filho, coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação da Sudam.

Entre os critérios para avaliação, estão: inovação, resultados e/ou impactos, utilização eficiente de recursos, Mecanismos de transparência e controle social e grau de replicabilidade. “O aplicativo traz informações relativas aos convênios desenvolvidos pela Sudam em toda a Amazônia Legal. Os dados são públicos e estavam disponíveis em vários locais. Mas, agora, qualquer cidadão pode analisar informações sobre como os recursos de convênios estão sendo usados em seu município, por exemplo, ou consultar um gráfico para verificar a aplicação nos últimos anos”, informa o coordenador.

A próxima etapa do concurso será a “Avaliação entre Pares”, no dia 8 de agosto, em que cada equipe finalista terá oito minutos para apresentar sua iniciativa aos seus pares, em um evento presencial, em Brasília. Os próprios finalistas escolherão, via voto, as cinco iniciativas vencedoras de cada categoria. Apenas um representante de cada iniciativa terá direito a voto. A cerimônia de premiação deverá ocorrer durante a IV Semana de Inovação, a ser realizada em novembro de 2018, em Brasília.

“Com isso, a Sudam alcança o nível de desenvolvimento de tecnologia dos melhores órgãos do poder público e também é uma forma facilitar o acesso a informações, que mesmo sendo púbicas, agora podem ser consultadas com alguns cliques no celular. Isto, em última analise, significa a melhor prestação do serviço público”, analisa.

 

Serviço

Baixe os apps gratuitamente no seu celular ou aqui:  iTunes e no  Google Play

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página