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Sudeco faz visita técnica à Sudam

  • Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 14h28
  • Última atualização em Segunda, 10 de Setembro de 2018, 09h40

Uma comissão da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) esteve em visita técnica à Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém, nesta quinta e sexta-feira, 30 e 31, visando ao intercâmbio de conhecimento entre seus colaboradores, e ao alinhamento das ações das instituições. O grupo avaliou a estrutura e os sistemas que são usados na Sudam, para possível implementação, e apresentou uma proposta de Acordo de Cooperação(AC) entre as três entidades, que inclui, também, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), onde a comissão fez visita técnica em junho deste ano. O objetivo é promover uma maior interação entre as três autarquias vinculadas ao Ministério de Integração Nacional (MI). A equipe foi coordenada pelo diretor de Planejamento, Roberto Postiglione, e recepcionada pela diretora de Planejamento da Sudam, Keila Rodrigues.

“A intenção é fortalecer as três instituições com uma proposta unificada e com procedimentos e sistemas comuns, para dar suporte às ações”, afirmou Keila Rodrigues, usando como exemplo os Arranjos Produtivos Locais (APLs). A comissão assistiu à exposição sobre os macropocessos finalísticos, diagrama de gestão, que inclui o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), Incentivos Fiscais, Planejamento Regional, processos de gerenciamento, entre outros. Os coordenadores das unidades, mostraram seus programas e ações e como as executam. Falaram sobre a missão institucional, sistemas de gestão desenvolvidos pela Sudam e de Planos de Cargos e Carreira dos servidores. “É importante interagir, conhecer quem executa as ações das autarquias e promover a articulação na execução das ações e o apoio das três instituições, inclusive para mapear os projetos e as dotações orçamentárias”, afirmou Rodrigues, enfatizando a importância da parceria com os órgãos de controle.

Roberto Postiglione afirmou a importância da união das autarquias lembrando que existem áreas de fronteira comum entre as três superintendências que são as “mais desprovidas de recursos” e que estão contempladas no acordo de cooperação tripartite. Ele disse que o AC é fruto de um esforço das três autarquias e que o documento já está pronto e deve ser assinado em breve. “A partir daí, o universo é o limite. Tudo isso é desenvolvimento social. Estamos falando de regiões altamente produtivas. Temos projetos tão importantes que extrapolam um projeto de governo e passam a ser um projeto de Estado”, afirmou ele, usando como exemplo a questão do transporte multimodal.

PLANO DE CARREIRA

A equipe conheceu a proposta de Plano de Carreira Cargos e Salários (PCCS), elaborada pela comissão da Sudam, que foi apresentada pelo coordenador da comissão, Paulo Contente. A proposta foi aprovada pela Diretoria Colegiada na semana passada e substitui uma anterior que foi arquivada porque deveria ser apresentada uma conjunta com as vinculadas.

SISTEMAS

No segundo dia, a comissão visitou as instalações da Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (CTI), quando conheceu os sistemas utilizados e desenvolvidos pela Sudam, para acompanhamento de processos e ações. Foram apresentados os Sistema de Apoio aos Convênios (SIAC), o SIG- FDA, que dá acesso às ações do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), e o Sistema de Incentivos Fiscais (SIN). “A ideia é modernizar”, afirmou Keila Rodrigues.

Texto : Marilena Vasconcelos – Ascom/Sudam.

Publicado em : 04/09/2018

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